CER-UÉ ensaia concentrador Advanced Linear Fresnel Reflector

O projeto ALFR-Alentejo (SAICT-45-2018-02, contrato nº 039487), promovido pela Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), com apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Alentejo (CCDRA), teve início oficial dia 16 de dezembro de 2019.

O ALFR-Alentejo é um projeto local de instalação, ensaio e análise de um concentrador Advanced Linear Fresnel Reflector (ALFR) para a produção de eletricidade por via termossolar com armazenamento térmico. O objetivo desta experiência é operar a temperaturas mais altas, acima de 500°C, de modo a aumentar a eficiência de conversão de energia solar. Por outro lado, o projeto irá incidir também na redução de custo de produção e armazenamento de energia.

O projeto será implementado nas plataformas EMSP (Évora Molten Salt Platform) e PECS (Plataforma de Ensaio de Concentradores Solares), na Herdade da Mitra, da Universidade da Évora, que integram a INIESC (Infraestrutura Nacional em Investigação em Energia Solar de Concentração). Numa primeira fase, o projeto contemplará a instalação de um módulo experimental à escala industrial na PECS, que permitirá determinar a eficiência ótica e térmica do coletor para diferentes temperaturas de operação e a medição das curvas de modificador e de aceitação para vários ângulos de incidência, e a comparação e validação com valores de simulação numérica. Numa segunda fase, será instalado um protótipo experimental na plataforma EMSP, à escala industrial, que permitirá operar e testar, com um circuito de sais fundidos, todos os cenários relevantes e criar um sistema de referência com vista à implementação comercial.

Com uma duração de três anos, até dezembro de 2022, o ALFR-Alentejo tem como objetivos alcançar eficiências de conversão global de solar-eletricidade acima de 14%, em regiões como o sul da Península Ibérica, e conseguir, em regime de produção com armazenamento, um custo nivelado de energia (LCOE – Levelized Cost of Energy) abaixo de 8 dólares por kilowatt-hora na latitude do Sul de Portugal, com os níveis de radiação respetivos.