Artigo sobre ALFR-Alentejo no Livro de Comunicações do CIES 2020

Investigadores da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) publicaram o artigo “ALFR-Alentejo: Demonstração experimental de um protótipo Advanced Linear Fresnel Reflector em Évora” no livro de Comunicações do XVII Congresso Ibérico e XIII Congresso Ibero-americano de Energia Solar “CIES2020: As Energias Renováveis na Transição Energética”.

Neste artigo, que tem Diogo Canavarro como primeiro autor, é abordado o projeto de demonstração ALFR- Alentejo - Instalação, ensaio e análise de um concentrador do tipo Advanced Linear Fresnel Reflector para produção de eletricidade por via termossolar com armazenamento térmico, dinamizado pela CER-UÉ, com o apoio do programa Alentejo 2020 (SAICT-45-2018-02, contrato nº 039487). 

A partir de dados de investigação que indicam que os concentradores solares de tipo Linear Fresnel Reflector (LFR) só poderão ser competitivos face a outras tecnologias de energia solar de concentração (CSP) se se conseguir aumentar a sua eficiência global, o projeto ALFR-Alentejo propõe demonstrar que será possível alcançar esse objetivo através do aumento do fator de concentração solar para atingir temperaturas de operação mais elevadas e rendimentos de conversão termodinâmica superiores, pelo aumento da energia coletada e pela redução das perdas.

O artigo apresenta as características geométricas e óticas de uma configuração de concentrador, denominada ALFR (Advanced Linear Fresnel Reflector), que visa esses objetivos, e uma estimativa para o seu desempenho em diferentes localizações e valores de radiação direta normal (DNI).

Esta publicação, resultante de um poster apresentado pela CER-UÉ no CIES 2020, faz parte de um conjunto de sete comunicações e posters que este centro de investigação apresentou no congresso e que deram origem a sete artigos publicados no livro de comunicações.


Artigo:

Canavarro, D... [et. al.] - ALFR-Alentejo: demonstração experimental de um prótipo advanced linear Fresnel reflector em Évora. In: CIES2020: As Energias Renováveis na Transição Energética: Livro de Comunicações do XVII Congresso Ibérico e XIII Congresso Ibero-americano de Energia Solar. Helder Gonçalves, Manuel Romero (Ed.). Lisboa, Portugal: LNEG, 3-5 Novembro, 2020, p. 177-183

http://repositorio.lneg.pt/handle/10400.9/3357