Investigador do ALFR-Alentejo é editor convidado de número especial sobre sistemas LFR

Diogo Canavarro, investigador da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), a trabalhar no projeto ALFR-Alentejo, é o editor convidado da edição especial “Novel Research on Linear Fresnel Reflector Systems”, da revista Optics.

A Optics é uma revista científica da responsabilidade da MDPI, de acesso aberto, dedicada a todos os campos das ciências e tecnologias óticas. Nesta edição especial convida à submissão de artigos sobre avanços em sistemas Linear Fresnel Reflector (LFR), com ênfase em novos desenvolvimentos óticos para esta tecnologia. São aceites artigos de investigação, de revisão e comunicações curtas. Os manuscritos podem ser submetidos até 31 de agosto de 2021. Após revisão por pares, os artigos aprovados serão publicados em contínuo na revista e posteriormente agregados no website desta edição especial. 

Diogo Canavarro é o responsável pela equipa de Ótica Avançada da CER-UÉ, responsável por ensaios de novos concentradores de foco pontual e linear, ótica secundária, e desenho de métodos e ferramentas. Recebeu em 2014 o prémio “Viewer’s Choice” (votação pública) na primeira edição do concurso Nonimaging Optical Design Silent Online Contest, organizado pela Associação Americana de Ótica (OSA – Optical Society of America), e em 2016 venceu a 8ª edição do Prémio Científico Mário Quartin Graça, promovido pela Casa da América Latina, na categoria de Tecnologias e Ciências Naturais, com a sua tese “Advances in the design of solar concentrators for termal applications”.